Que tal morar em um Shopping Center?

Atualizado: 18 de nov. de 2021

Que tal morar em um prédio histórico com arquitetura original dos anos 1800 e ainda ter a comodidade de dispor de lojas e alimentação a poucos passos de seu quarto?


O Arcade Providence é o shopping center mais antigo do país, construído em 1828 e está localizado no centro da cidade de Providence, Rhode Island nos EUA. O prédio passou por uma extensa renovação e atualmente teve os espaços comerciais dos dois últimos andares convertidos em 48 micro-lofts, sendo mantido no primeiro piso opções de alimentação, bares e comércio local.





O Providence Arcade é provavelmente o exemplo mais importante de arquitetura comercial em Providence e uma construção de relevância nacional. A reabertura do Arcade é monumental, muito aguardada e um grande presente para os moradores da cidade” – James Hall, ex-diretor do Providence Preservation Society.

Em 2008 o Arcade já havia fechado reabrindo em 2013 após o shopping center enfrentar dificuldades para preencher seus espaços comercias, que sem sucesso encontrou uma alternativa na conversão em áreas residenciais e revitalização do projeto.


Esta foi uma excelente alternativa para adaptação de um prédio que não mais comportava sua função original de se tornar eficiente e lucrativo novamente, sem precisar destruir algo histórico. É muito frequente, principalmente em grandes empreendimentos, que após certo tempo em virtude de mudanças socioeconômicas, políticas ou até administrativas do próprio imóvel, sua manutenção e operação torne-se inviável ao funcionamento, passando a ter mais prejuízo do que lucro.


Em decorrência disso, investidores perdem dinheiro, a cidade perde desenvolvimento e os habitantes passam a conviver muitas vezes com um prédio em ruínas ou em estado muito decadente, o que é ruim para todos, inclusive para o mercado imobiliário que não consegue explorar a capacidade completa do imóvel, muitas vezes em locais privilegiados das cidades.


Uma solução sustentável e vantajosa é reunir investidores (que passarão a receber mensalmente as receitas) para um projeto de conversão do empreendimento para que se torne mais adequado às necessidades da região e ao que a sociedade local precisa naquele momento. Nos tempos atuais em que moradia é algo escasso e caro nas grandes cidades, promover novas opções em regiões centrais é algo muito interessante, que além de desenvolver a região, ainda preserva o prédio com características históricas e aumenta a qualidade de vida dos moradores.


“A reabertura do Arcade é um emocionante empreendimento para Providence. Este projeto sopra novos ares para o shopping center mais antigo da América e um dos prédios mais relevantes historicamente para nossa cidade, com um mix de lojas, restaurantes e moradias acessíveis para jovens profissionais no coração de Providence” – Angel Taveras, ex-prefeita de Providence.

Caso você tenha ficado interessado nestes apartamentos novinhos, desde 2020 um deles pode ser seu a partir de US$ 137,000 ou se preferir, há unidades disponíveis para locação, mas você terá que esperar uma vaga na lista de espera. As unidades variam entre 20,9 a 74,32m² e os moradores podem usufruir de conveniências como uma sala de TV e Wi-Fi, espaço para depósito, acesso exclusivo para moradores com monitoramento, lavanderia comum, além de poder acessar as áreas abertas ao público no primeiro andar, onde estão as lojas, bares, restaurantes e garagem (informações obtidas no site do Arcade).


Cuidar do seu investimento imobiliário é muito importante, por isso, fique atento ao seu patrimônio e garanta a melhor utilização que ele pode lhe oferecer.


Você pode gostar também: Qual é o risco se eu comprar? ou AirBnB: Pode ou não pode este tipo de locação no seu prédio?


Converse conosco clicando aqui. Você também pode deixar seu e-mail para receber notícias como essa.

60 visualizações